Palhaço também conta histórias!
Neste blog você pode saber um pouco mais das nossas histórias vividas nos hospitais.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

NI HAO

Relato enviado pelo voluntário Cristiano (Palhaço Lourival)




O mundo anda mesmo muito globalizado, sem fronteiras, sem língua oficial, sem moeda nacional... pelo menos é o que deveria ser, tudo uma coisa só, um só sorriso.
 
No Hospital Municipal Menino Jesus, Lourival e Dona Saradona nem iriam entrar naquele quarto do sétimo andar; da porta, sob um sinal de joia (que Lourival fez só para estabelecer um primeiro contato) a mãe aparecia ao lado de uma cama fazendo o sinal de “negativo” com o dedo, a seu lado, na cama, seu filho de uns dez anos.
 
Pela porta mesma mandamos um abraço, um beijo, para que ela se sentisse mais acolhida e ela acabou nos chamando para entrar, brincamos, sorrimos e tiramos um sorriso de seu filho, que nada dizia.
 
A seu lado, uma oriental deitada com seu pequenino filhinho de onze dias!!!
Pequeno mesmo, e a mãe nada falava. O pouco que perguntávamos, ela se comunicava com a outra mãe com sinais, que por sua vez nos dizia: ela é chinesa, não sabe falar quase nada!!!
 
Outro dia aprendi com um lindo palhaço, o Ascarez, que a palavra “NI HAO” em chinês, era “oi, tudo bem?!” e mandei um NI HAO para a mamãe chinesa!
Pronto, era o que ela precisava, ela e o resto do quarto todo! A chinesa sorria e respondia, NI HAO, a mãe do outro lado do quarto e seu filho se divertiam com a nossa comunicação! Falamos umas duas ou oito vezes NI HAO, para deleite de todos! Foi NI HAO como pergunta e resposta, sem parar... uma metralhadora de NI HAO!
 
Saímos do quarto e uma enfermeira, sem entender nossas risadas, fez cara de curiosa e sugerimos a ela para entrar no quarto e falar: “NI HAO”!!
E não é que ela deu um pulo pra dentro do quarto e, abrindo os braços em direção à mamãe chinesa falou bem alto: NI HAO!!!  Depois saiu do quarto feliz, sorrindo e agradecendo.
 
Lá dentro, a mamãe chinesa sorria aquele sorriso de quem é acolhido... NI HAO pra vocês também, era o que seu olhar dizia.

 

Um comentário:

Cindyfuji disse...

Lindos, adorei o relato... Ni Hao ^.^