Palhaço também conta histórias!
Neste blog você pode saber um pouco mais das nossas histórias vividas nos hospitais.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Lembrança de Aniversário


Relato enviado pelo voluntário Mauro (Palhaço Malavazzi)
 
 
Bem no meio do feriado, num sábado frio, fomos dar um rolê no Menino Jesus. No sétimo andar, entramos em um quarto em que havia uma menininha pequena dormindo, talvez anestesiada, talvez só dormindo mesmo, mas cheia de fios, tubos e aparelhinhos. Na poltrona, a mãe, com um livrinho na mão.
 
- Oi, desculpa a curiosidade, mas o que você está lendo?
- É um caça-palavras.
- Nossa, a gente adora caça-palavras. É sobre o quê?
- Música.
- Ah, então deve ter aí... ópera!
- Não. Tem Chico Buarque.
- Se tem Chico Buarque, tem Elis Regina.
- Tem.
- Se tem Elis Regina, tem Gilberto Gil.
- Tem!
- Se tem Gilberto Gil, tem Exaltasamba.
- Não, esse não. Aí é outro nível.
 
Brincamos com os níveis dos artistas. Michel Teló e até Mulher Melancia entraram na conversa.

Perguntamos a ela qual era a música que ela mais gostava, que nós cantaríamos. Ela não soube dizer uma, mas disse que poderíamos cantar para a filha dela, que estava fazendo aniversário naquele dia! Um ano.

Opa, então teríamos que fazer algo bem melhor. Avisamos à mãe que faríamos uma entrada melhor do que aquela que tínhamos feito. Saímos do quarto e pegamos três máscaras para usarmos como chapeuzinho de festa de aniversário. Entramos no quarto com um andar de gala, pedimos permissão para colocar o chapéu-máscara na cabeça da mãe, ela consentiu e o Ascarez a vestiu. E aí cantamos parabéns a você. Cantamos sem fazer graça, uma versão mais lenta da música, tentamos cantar o mais afinado e bonitinho que conseguíamos.

Durante a cantoria, a menina não se mexia, continuava dormindo, mas a mãe estava muito emocionada. Ela olhava para a filha, escutava a nossa música e chorava. Chorava tranquila, sem soluçar, um choro de várias lembranças, pancadas, dificuldades e vitórias que a menina deve ter passado. Tanta coisa que muita gente de 80 anos não passou, a menina tinha passado em apenas um. E logo no primeiro!

E assim, no meio da cidade, no meio do feriado, no meio do frio, tinha um quarto de hospital com dois palhaços cantando com chapéu-máscaras, uma mãe chorando com chapéu-máscara e uma menininha dormindo.

Saímos do quarto depois de ouvir um "obrigada".

Quando passamos pela porta do mesmo quarto, a mãe nos chamou e tirou uma foto com o celular. "Quando ela acordar, vou mostrar para ela".
 
 
 


4 comentários:

Adê disse...

Este é o trabalho mais espetacular que podemos fazer...

beijos.

MIXIRICO disse...

Eita... como é bom fazer parte desse grupo, com pessoas ESPETACULARES!!!!

*Pri* disse...

Obrigada por me fazer chorar.

Giulia Bonanséa disse...

Fiquei muito emocionada! PARABENS belo belíssimo trabalho!