Palhaço também conta histórias!
Neste blog você pode saber um pouco mais das nossas histórias vividas nos hospitais.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Feliz Despedida

Relato enviado pelo voluntário Cristiano (Palhaço Lourival)
 
 
 



Normalmente as despedidas são recheadas de sentimentos e, em regra, carregadas de saudade, do não querer se despedir, da vontade de ficar mais um pouco ou até mesmo para sempre com aquele que se despede.
 
Não conhecia ainda o que viria a testemunhar naquela manhã no Hospital Municipal Infantil Menino Jesus. Quincas e Lourival, como sempre, divertiam-se pelos corredores, sempre muito cheios de crianças, adultos e funcionários, todos sempre muito alegres com nossa presença, mas ouvimos um pedido especial, o J., uma criança que por meses estava internada e que havia rendido uma série de relatos e relatórios sobre sua interatividade com os palhaços e funcionários, queria se despedir.
 
Como assim? Quer se despedir?
Trata-se de uma criança de aproximadamente cinco anos, que sempre era visitada, desde sua internação na UTI até a observação, sempre alegre, disposta, brincando, por vezes não falava, não conseguia, estava com tubos, sondas e outras coisas penduradas, amarradas e talvez até parafusadas nele, mas nunca se recusava a sorrir.
 
J. era aquela criança que não exigia qualquer coisa do palhaço, ele conduzia a brincadeira, pescava com uma linha amarrada em qualquer coisa, era um exemplo inspirador de improviso.
 
Naquela manhã de Outubro, J. queria se despedir, estava de alta e era sua ultima manhã no hospital. J. naquela manhã falava, com dificuldade mas falava, brincava como sempre, ainda não conseguia ficar de pé, muitos meses deitado deixaram suas pernas enfraquecidas, mas isso não o impedia de querer tentar se levantar para brincar com os palhaços, seu olhar era só felicidade, desde sempre, e agora ele iria embora, pra sua casa, com saúde.
 
J. me ensinou que nem todo adeus é triste, ficamos muito contentes em dar adeus ao J.
 

Nenhum comentário: