Palhaço também conta histórias!
Neste blog você pode saber um pouco mais das nossas histórias vividas nos hospitais.

terça-feira, 27 de março de 2012

DIA DO CIRCO E LOURIVAL GANHA PRESENTE


Relato enviado pelo voluntário Cristiano (Palhaço Lourival)



Dia 27/3 – Dia do Circo, comecei o dia lendo sobre o dia do circo em minha biblioteca matinal onde faço uma série de eventos que me deixam apto a sair de casa! Enfim, a matéria dizia da importância da data e das festividades do dia, o almoço no MASP com palhaços convidados em homenagem a Piolim, por tudo que representou, como se o palhaço fosse, por si próprio, a maior expressão circense.

Se é ou não é, eu não sei, mas que meu presente estava reservado eu não tinha a menor ideia.

GRAACC, 9h00 e cadê meu parceiro? Nunca vi e mal lembro seu nome, chegou pontual e eu, sempre acompanhado de minha ansiedade, cheguei um pouquinho antes... sentir o clima, tomar uma água e ver o hospital, sua recepção, seus pacientes, médicos e funcionários de uma forma diferente... e tudo muda quando o Lourival pede passagem.

Geleka foi meu parceiro, um menino gentil, educado, voluntário e claro, advogado, qualificação que resume todas as qualidades anteriores, de forma que me senti muito bem recebido desde o início! Chaves aqui, armário ali e um grande vestiário, amplo espelho, pias, ah, que beleza, o camarim do Lourival esta na minha frente, mãos à obra!

Nomes, andares, números e outros detalhes são num primeiro momento, difíceis de serem lembrados, esqueço com a facilidade germânica do Alzheimer e, num segundo momento, tornam-se detalhes tão pequenos no universo do Lourival que acabo não desprezando, mas deixando tais detalhes de lado.

Lourival e Geleka subiram, talvez, para o oitavo andar, onde metade dos quartos não tinha entrada permitida, uma boa parte tinha crianças dormindo e as que podiam receber nossa visita nos viam muito limitados, máscara e avental limitando nossos movimentos e caretas e ainda assim a T. insistia em sair de sua soneca para ver nosso desfile, passarela que também foi usada por sua mãe.

Quartos e andares diferentes e decidimos ir à brinquedoteca ou quimioteca, Geleka com certeza irá se lembrar, pois embora tenha escrito o nome errado, segundo ele, no relatório do hospital, sinceramente agora eu não lembro o nome certo, mas se pudesse novamente batizar aquele lugar seria risadoteca, me parece muito mais honesto e condizente com o ambiente.

Saindo do elevador já conhecemos um menino que de sua cadeira de roda estendeu a mão – tudo bem, lavem as mãos, álcool, mascara, avental, etc - tudo foi por água abaixo pois não resistimos em devolver a gentileza e cumprimentar o que eu chamaria de capitão super alto astral!!! E vejam o porque:

- Tudo bem? Como vai, como vai, como vai? Ele não solta a nossa mão, como todos estamos acostumados a fazer, num gesto formal, frio, automático e praticamente sem calor ou vontade de apertar a mão de alguém mesmo, enfim, mão presa à dele e, alguns segundos depois recebemos um “tudo bem não”... hum... olho para o Geleka que, num passe de mágica e misto de rebolados faz um “mais ou menos?” e o capitão super alto astral diz, em fonte 22, arial, negrito e sublinhado ativados: “esta tudo ÓTIMO, porque eu acordo sempre de bom humor!!!”

Achei que seria suficiente receber tamanha carga positiva, sentimento bom, ou seja lá o nome ou rotulo que qualquer um queira dar para isso, mas não, hoje é dia do circo e meus presentes não tinham acabado.

Muitas baias e corredores, ainda no mesmo andar, num deles um menino, preso em seu DS ou Playstation ou qualquer destes jogos portáteis que substituem facilmente nossa intervenção acabou entrando no jogo do Geleka e utilizou o aparelho que nos impunha e dominava nossos movimentos, hora dava choques, hora nos fazia dançar, hora nos zigue-zagueava e, no mais, não nos deixava sair da baia, sempre utilizando o aparelho com seus raios invisíveis que nos comandava, nos salvamos graças à astúcia do Geleka, que aproveitou um momento de distração do dono do controle de palhaços e jogou uma corda para me resgatar.

Enquanto isso, uma menina de braços enfaixados, de seus oito anos, no colo da mãe, chorava e soluçava, de tanto rir, e não estávamos brincando com ela! Ria de forma contagiante, ria de verdade... ria como se a risada fosse tudo, ria tanto, mas tanto que resolvemos nem brincar com ela... que fique rindo, e pronto! E ria...

Já quase indo embora, uma enfermeira nos abordou dizendo que a T., outra T., nos chamava, do outro lado do andar e fomos, porque Geleka não deixava de lado desafio algum e a T. lá, querendo rir mais, porque já estava rindo; à sua frente duas mães falando baixinho e do lado de T., mãe e filha estavam sentadas, a filha não era criança, devia ter um pouco mais de vinte anos, não ria, não olhava e ao que parecia, não queria brincar – respeitamos - mas as mulheres em sua frente não paravam de cochichar e fomos lá, dar sequência à fofoca, tricotando coisa de novela, a velha ou a nova e o Geleka, querendo me ensinar como fazer o olhar 43 para a T. Ele piscava olhos, fazia careta e mexia a boca, quando de repente, sem mais nem menos, mãe e filha, antes quietas, que a esta altura estavam atrás de mim, começaram a rir e apontar pra mim... mas riam muito!

Muito bem, eu disse, olhando para elas sem entender nada... estão rindo de mim? Perguntei. Alguns segundos, talvez um minuto depois, a mãe, recuperando o fôlego, a filha ainda não, conseguiu balbuciar algo como: “obrigada! Eu precisava muito rir hoje, obrigada.” E, depois de rir um pouco mais me explicou: - sua calça é de mulher! – e ria mais (e é mesmo de mulher).

E por mais que eu explicasse que o M da etiqueta era de “tamanho médio” e não de “mulher” elas riam... momento bom, saída pela direita com elas ainda rindo, eu olhava de vez em quando para trás, com olhar de quem comprou a calça errada e, enquanto esperávamos o elevador para ir embora, a mãe levantou e veio falar com a gente dizendo: - a doença dela voltou e hoje foi o primeiro dia, já começaram pela quimio e estava muito difícil e triste pra gente, viemos só para consulta, obrigado de novo...”

Bom, o termo “obrigado” com toda certeza teve muito menos importância que a risada que não só brotou do nada, Lourival não fez nada, Geleka não fez nada, só estávamos lá, eu de costas... e o detalhe da cintura da calça, de mulher, fez a coisa acontecer.

Tenho certeza que muitos já ganharam presentes dos mais variados possíveis, mas cair no colo um presentão deste, no dia do circo, em agradável companhia, é coisa que merece ser, no mínimo, registrada! Parabéns a todos que, de uma forma ou de outra, estão presentes nesse circo todo e, estar presente, por si só, já faz sem querer fazer, muito bem.


Turma do cara-crachá! E a calça de mulher do LOUriVAL.



LOUriVAL

Um comentário:

Jutomassini Danusa disse...

Louri os presentes vem pra quem tambem os da sem pedir nada em troca! Tenho certeza que foi um otimo momento que elas levaram de presente. Agora conta vai? Onde vc achou a tal da calça.....?